Sobre a Gurgel
Sobre a Gurgel
Nossa História - Há 20 anos oferecendo soluções em movimentação de cargas
A nossa história foi iniciada por João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. Nascido em 1926, dedicou a maior parte da sua vida em tornar realidade seu grande sonho: fabricar veículos totalmente nacionais, com uma marca 100% brasileira. E a realização deste sonho começa quando Gurgel entra para o curso de engenharia na Escola Politécnica de São Paulo. Na conclusão do curso, foi solicitado pelo seu professor-orientador que apresentasse o projeto de um guindaste, mas Gurgel queria mesmo era desenvolver o protótipo de um pequeno automóvel popular de 2 cilindros, batizado de Tião. Acabou tendo que apresentar o projeto de guindaste e ainda ouviu de seu professor que “carro não se fabrica, se compra”.
Depois de formado, seguiu com sua pós-graduação nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de trabalhar na General Motors Truck and Coach Corporation e também na Buick Motor Corporation. Retornando ao Brasil em 1958, fundou a empresa Moplast Moldagem de Plásticos e começou a fornecer produtos ao mercado nacional de autopeças, inclusive carrocerias de fibra de fibro. Também nesta época, começou a produzir karts e minicarros para crianças, mas seu sonho de construir uma marca de automóveis totalmente nacional não saía de sua mente.
Foi com esse empenho que no dia 01 de setembro de 1969 João Augusto Conrado do Amaral Gurgel criou a Gurgel Motores S/A, nascia ali a materialização do seu sonho. O primeiro carro a ser produzido pela Gurgel foi o Ipanema, um bugue fora de estrada montado com carroceria de plástico e fibra de vidro, capota de lona e motorização Volkswagen. No início dos anos 70 foi lançado o Xavante XT, onde mais adiante passou a ser chamado de X-12, e, por fim Tocantins, em 1988. Uma das principais características deste veículo era o uso de um chassi que mesclava plástico e aço tubular em sua construção, patenteado pela própria Gurgel com o nome de Plasteel, além do uso da fibra de vidro na construção da cabine, sendo este último um dos materiais mais utilizados na fabricação dos veículos da marca. Neste modelo também foi lançado o sistema Selectration, criado por João Amaral Gurgel, tratava-se de um sistema primitivo de bloqueio da tração de uma das rodas, útil para situações onde somente a roda sem atrito com o solo que patina. O X-12 foi bastante utilizado por forças militares na época, como exército e polícia militar.
Com a expansão da empresa, em 1975 sua fábrica foi transferida de São Paulo para a cidade de Rio Claro, no interior do estado. No ano de 1976 chegava o Gurgel X12-TR, com teto rígido, chassi de Plasteel e garantia de 100 mil quilômetros rodados. Em 1979, a Gurgel levou toda sua linha de veículos para ser apresentada no Salão do Automóvel de Genebra. Neste mesmo ano foi feito o lançamento dos modelos X-15 (picape cabine dupla) e X-20 (picape cabine simples).
Por seu um grande visionário, João Amaral Gurgel já planejava fabricar veículos elétricos naquela época, e em 1980 inaugurou uma nova unidade para produção de veículos com propulsão elétrica, iniciando-se pelo modelo Itaipú E150 em homenagem à hidrelétrica na divisa do Brasil com o Paraguai. Em seguida, em 1981, veio o elétrico Itaipú E 400 com autonomia de 80 km, que acabou sendo bastante utilizado por empresas estatais do ramo de eletricidade, entretanto estes modelos logo foram descontinuados por causa do peso e custo das baterias, elevado tempo de carga e da baixa autonomia que apresentava na época. Em 1982 utilizando a mesma cabine dos modelos elétricos anteriores, foi lançado o Gurgel G800 com mecânica Volkswagen a ar, movido a gasolina ou etanol. No mesmo ano apresentou o minicarro XEF, com 2 assentos e estilo inspirado nos veículos da Mercedes Benz.
Foi em 1984 que a Gurgel lançou o seu maior e mais tecnológico utilitário: o Carajás. Este foi um veículo revolucionário para a época, pois tinha o motor e embreagem na frente e a caixa de marchas e diferencial juntos na parte traseira do veículo onde estava a sua tração, combinado com motor AP 1.8 do Santana, refrigerado a água. Posteriormente ganhou uma versão com motor diesel da Kombi. Este utilitário veio para mostrar a grande capacidade de inovação de João Amaral Gurgel, concebendo um utilitário de configurações inéditas no país, até então. É fácil identificar que a maioria dos carros produzidos pela Gurgel eram batizados com nomes que remetiam a elementos da cultura brasileira, como Xavante, Ipanema, Itaipu, Carajás, Tocantins.
Em 7 de setembro de 1987 foi lançado o projeto mais ousado da Gurgel, que seria o primeiro carro genuinamente brasileiro produzido com peças 100% nacionais e que também viria ser o mais barato de todos: o CENA (sigla de Carro Econômico Nacional).
A data escolhida, justo no dia da independência do Brasil, fazia referência à independência do consumidor brasileiro em relação às montadoras estrangeiras que dominavam o mercado automobilístico no país. Estruturalmente o veículo era fabricado com uma mistura de aço, plástico e fibra de vidro, equipado com motor de 2 cilindros de 650 ou 800 cm3 com refrigeração à água. Por ser leve e pequeno, era um veículo bastante ágil. No ano seguinte, alterou o nome para BR-800, e este foi fabricado de 1988 até 1991. Depois deste período ele foi melhorado e recebeu o nome de Supermini. Ainda em 1991 surgiu o Motomachine, veículo derivado do BR-800 com 2 lugares e portas translúcidas, apelando para um estilo mais inovador.
Entretanto, uma redução de IPI proposta pelo governo Collor em 1991 para veículos com motorização abaixo de 1.000 cilindradas fez com que as montadoras estrangeiras presentes no país introduzissem no mercado seus veículos com valores mais baixos que o do Gurgel BR-800, o que fez a empresa começar a perder espaço entre os concorrentes. Para piorar a situação, o governo ainda liberou a importação de automóveis estrangeiros, permitindo a entrada de modelos mais competitivos.
Outro agravante foi uma greve de agentes da Receita Federal na época, gerando um atraso na importação de algumas peças fundamentais para a linha de montagem, fazendo a produção cair bruscamente entre os anos de 1991 e 1992. Tudo isso gerou um grande impacto nas finanças da empresa. Foi aí que em 1993 a Gurgel Motores S/A entrou em concordata e em 1994 foi decretada a sua falência, após João Amaral Gurgel tentar levantar um empréstimo sem sucesso. Mesmo assim, a empresa recorreu e conseguiu manter a sua produção até 1996. Após este período, João Amaral Gurgel seguiu sua vida como palestrante, e acabou falecendo em 2009, anos após ser diagnosticado com mal de Alzheimer.
Visando dar continuidade nesta memorável e orgulhosa história trilhada pela empresa Gurgel Motores foi que em 2004 o empresário paulista Paulo Emílio Freire Lemos adquiriu os direitos da marca junto ao INPI, e logo começou a montar o trator agrícola de rodas Gurgel modelo TA-01, na cidade de Presidente Prudente/SP. Desde seu lançamento até os dias de hoje o TA-01 é um veículo inovador no mercado nacional, com configuração triciclo, fabricado utilizando-se na sua construção basicamente aço, ferro fundido e fibra de vidro. Vem equipado com motor diesel de 1 cilindro vertical o que faz com que seu consumo de combustível seja baixo. Possui somente uma roda na dianteira, caixa de câmbio conjugada ao diferencial no eixo traseiro e transmissão por correias, apresentando uma mecânica bastante simples e de fácil manutenção.
Por esses e vários outros motivos é que o trator TA-01 se tornou um sucesso de vendas, principalmente por consumidores interessados em fazer pequenas entregas, tendo a agilidade de um veículo pequeno aliado à boa capacidade de carga de 1.200 kg e a robustez de um trator de rodas.
Em 2010 a Gurgel Motores passou a oferecer ao mercado nacional empilhadeiras contrabalanceadas contendo a sua marca, começando pelo modelo FD-30 CT com motor diesel 4 cilindros possuía capacidade de carga de até 3 toneladas e foi bastante elogiada pelos consumidores como uma empilhadeira resistente, econômica e de baixa manutenção corretiva. Na sequência, ainda com motor diesel, foi lançado o modelo MW-30 equipado com tração 4×4 e articulação central, ideal para uso em terrenos mais acidentados, tendo a mesma capacidade do modelo anterior. Além destas opções a diesel, a Gurgel também disponibilizava o modelo FGL-30 CTJ com motor 4 cilindros podendo ser alimentado tanto por gasolina quanto por gás GLP, com capacidade para 3 toneladas de carga.
Em meados de 2011 a Gurgel lançou a sua empilhadeira elétrica modelo FB-25. Com um conjunto de baterias de 48 volts localizadas embaixo do banco do operador, esta empilhadeira tinha a vantagem de não emitir poluentes, podendo ser usada em ambientes fechados, também apresentava baixo ruído e boa autonomia após recarga completa, podia elevar até 2.5 toneladas de carga.
Com o passar do tempo a marca Gurgel começou a ganhar o prestígio novamente entre seus clientes, passando a ser considerada uma referência na venda de empilhadeiras dentro do país. Com o intuito de ampliar a sua fatia de mercado, em 2018 a Gurgel lançou os modelos FD-35 CT, FD-40 CT e FD-45 CT, com capacidades de 3.5 toneladas, 4.0 toneladas e 4.5 toneladas de carga, respectivamente.
Todos esses modelos eram movidos por motor diesel, e foram disponibilizadas variantes com diferentes alturas de torre e tipos de rodado para o mesmo equipamento, visando atender às necessidades específicas dos seus clientes. Em meados de 2019, a Gurgel lançou o seu menor e mais compacto modelo a combustão, a FD-25 BT, com capacidade para 2.5 toneladas na opção de rodado simples e duplo com altura máxima de elevação de 4.800 mm. Junto com ela veio a FD-35S todo terreno, com capacidade para 3.5 toneladas, voltada para o uso em terrenos acidentados e não pavimentados, equipada com pneu de trator e tração dianteira.
No final de 2020 e início de 2021 foram apresentados no mercado uma série de modelos mais modernos e eficientes de empilhadeiras. Neste período foram lançadas a LG-25 DT, LG-35 DT, CPDC-25, CPCD-35 (incluindo opção todo terreno), CPCD-38 e, por fim, a CPCD-50 com a maior capacidade de carga disponível até o momento no portfólio, podendo elevar até 5 toneladas de carga. Todos estes modelos vem de fábrica equipados com motorização diesel e possuem diversos opcionais como as diferentes alturas da torre de elevação, o tipo de rodado e a presença de oxicatalisar no escapamento para redução na emissão de gases tóxicos.
Atualmente a Gurgel Motores emprega 22 trabalhadores diretos, além de gerar muitos outros postos de trabalho de forma indireta. A sua matriz está localizada na cidade de Presidente Venceslau/SP e possui uma filial na cidade de Três Lagoas/MS. A partir de 2021 passou a ocupar as primeiras posições em volume de venda de empilhadeiras no mercado nacional, graças ao esforço de todos os seus colaboradores, representantes e ao reconhecimento de seus clientes. Muitas novidades estão por vir e em breve serão oferecidos aos nossos clientes. O maior objetivo da Gurgel Motores é dar continuidade ao excelente trabalho iniciado por João Amaral Gurgel lá em 1969 e estar sempre oferecendo produtos de qualidade superior que atendam uma vasta gama de aplicações, esta é a marca com a cara do Brasil, fruto de um sonho.
Nossa Missão
Oferecer aos nossos clientes produtos de alta qualidade e durabilidade que atendam às suas necessidades e agreguem valor ao seu negócio, além de ser uma marca de referência no mercado de equipamentos de movimentação de carga e de construção.
Nossa Visão
Tornar-se a empresa líder de vendas de equipamentos para movimentação de carga e de construção nos próximos anos, apresentando soluções que tornem a marca Gurgel Motores a primeira escolha do consumidor no momento da compra.
Nossos Valores
- Garantir a satisfação plena dos seus clientes
- Proporcionar um ambiente de trabalho seguro e agradável aos seus colaboradores, pois sabemos que a valorização profissional é um dos principais motores da empresa.
- Ter como princípios fundamentais a ética, a transparência e o respeito tanto aos nossos clientes quanto aos nossos colaboradores e representantes, buscando sempre uma relação de confiança entre eles.
- Oferecer produtos robustos, seguros, confiáveis, e, ao mesmo tempo modernos, atrelados a um preço justo